LISBOA GLOBAL

Esta estratégia está ancorada em quatro "motores do crescimento" que serão decisivos para melhorar a capacidade de Lisboa atrair, criar e manter empresas e empregos.

 

 

“ATLANTIC BUSINESS HUB”

A localização geoestratégica de Lisboa como um "HUB ATLÂNTICO " coloca-a numa posição única para atrair investimentos, empresas e talentos. O papel da "Invest Lisboa" (www.investlisboa.pt); a agência da cidade que promove e apoia o investimento e as empresas) e projetos inovadores como o “Lisbon Business Connections” (www.lisbonconnections.pt) - uma plataforma que inclui gestores portugueses e estrangeiros que tendo uma ligação profissional ou emocional a Lisboa atuam como conectores da cidade - são alavancas importantes para o desenvolvimento desta estratégia.

 

"LISBOA: STARTUP CITY"

Lisboa está a posicionar-se como uma STARTUP CITY a uma escala internacional. Um número crescente de empreendedores estrangeiros tem vindo a escolher Lisboa para lançar e testar as suas ideias, produtos e serviços, e a cidade tem-se vindo a afirmar como uma das dez melhores "Startup Cities" do mundo (Fonte: revista Entrepreneur). Lisboa foi recentemente eleita pelo Comité das Regiões como "Região Empreendedora da Europa 2015" e a cidade hospedará o WebSummit pelos próximos 3 anos.

O ponto de partida para essa estratégia foi a criação da Startup Lisboa (www.startuplisboa.pt) a incubadora de empresas da cidade que actualmente tem já três espaços da cidade. A partir de 2011 Lisboa começou a criar um ecossistema de empreendedorismo cada vez mais denso e vibrante (www.incubadoraslisboa.pt), que actualmente conta com 14 incubadoras, somando mais de 300 startups e 1000 postos de trabalho, 4 FabLabs, mais de 30 espaços de coworking e uma forte comunidade de Business Angels e investidores de Capital de Risco.

 

"CONHECIMENTO E INOVAÇÃO"

Sendo a mais importante cidade universitária do país (com mais de 100 faculdades, mais de 130.000 estudantes do ensino superior, 40.000 licenciado/ano e mais de 14.000 investigadores), Lisboa tem vindo a trabalhar de forma muito intensa para reforçar o seu ecossistema de I&D e inovação a uma escala internacional.

O projeto "STUDY IN LISBON" (www.studyinlisbon.pt) traduz esse posicionamento e ambição, e envolve uma parceria com todas as universidades e centros de investigação da cidade, tendo como base uma plataforma web com o objectivo central de atrair e reter talentos, tornando Lisboa um centro global nas áreas de conhecimento e inovação.

 

"CLUSTERS ESTRATÉGICOS DE LISBOA"

Acreditamos fortemente que os CLUSTERS ESTRATÉGICOS são um instrumento eficiente para a concentração de recursos e de financiamento e ainda para a federação de actores. O ponto de partida para a abordagem aos sectores estratégicos de Lisboa baseia-se numa metodologia comum que tem como pontos de partida a avaliação do peso, do valor e o mapeamento dos atores de cada um dos Clusters. Os parceiros estratégicos participam activamente no desenvolvimento, validação e discussão dos programas e iniciativas a implementar em cada sector.

Esta política económica baseada no desenvolvimento de Clusters Estratégicas inclui actualmente os seguintes sectores/áreas: Economia Criativa; Saúde e Bem-Estar; Economia do Mar; ICT / Web; Turismo; Turismo e Comércio. (http://www.cm-lisboa.pt/en/business/strategic-areas).